Padrões Windows Phone

Introdução

Ao contrário do que muitos pensam, o Windows Phone não é uma continuação do Windows Mobile. O principal foco da Microsoft no Windows Phone é a personalização do aparelho, tornando-o bem pessoal e com sua identidade visual individualizada. E a grande inovação desse formato são os Live Tiles que garantem que o usuário esteja sempre atualizado e conectado com as coisas que mais lhe importam, desde os textos publicados em redes sociais ao horário da sua próxima reunião. (mais…)

Bootstrap

Introdução

Com certeza você já se fez alguma dessas perguntas: Será que não existe algo que possa facilitar minha vida na hora de desenvolver meu site? Será que toda vez eu preciso ficar criando 200 mil linhas de CSS para fazer a mesma coisa? E para desenvolver site responsível? Será que eu preciso criar tudo do zero?

A tradução literal de bootstrap é alça de bota, aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando na hora de calçar. O termo “levantar a si próprio pelas alças da bota” era usado desde o século XIX para ilustrar tarefas impossíveis, como pular uma cerca alta puxando suas próprias botas. Para empreendedores, Bootstrap significa criar sua startup usando recursos próprios, apertando os cintos do time e não recorrendo a investidores externos. Se há alguma entrada de capital, ela vem dos primeiros clientes. Boostrapping da sua startup indica justamente esse processo auto-sustentável de alavancar a si próprio. (mais…)

Thumb Zone

Introdução

No livro Designing Mobile Interfaces, o autor Steven Hoober definiu Thumb Zone como a área do touchscreen mais confortável ao utilizar o smartphone com apenas uma mão.

Em ampla pesquisa, Steven Hoober identificou as formas mais comuns de segurar e interagir com o smartphone de acordo com a tarefa executada pelo usuário. (mais…)

O QUE É UX

Introdução

Primeiramente vamos considerar que o termo UX ou User Experience, já virou um buzzword, sendo citado comumente por pessoas que não sabem o que ele realmente significa ou que não tem um estudo da arte e ciência do design suficiente para entender toda a sua extensão:

I invented the term because I thought human interface and usability were too narrow. I wanted to cover all aspects of the person’s experience with the system including industrial design graphics, the interface, the physical interaction and the manual. Since then the term has spread widely, so much so that it is starting to lose its meaning.
Donald Norman

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Grails

Introdução

Para falar de Grails precisamos começar um pouco antes, precisamos falar de Groovy, o que são essas 2 tecnologias, como se relacionam, por que você leitor deveria usá-las e como você pôde ter vivido sem elas até hoje. 🙂

Enquanto Groovy facilita o trabalho do programador, eliminando as dificuldades inerentes da linguagem Java, o Grails torna acessível todos os recursos da plataforma Java EE de uma forma nunca antes vista, para aqueles que desejam tirar proveito de suas principais vantagens: alta disponibilidade, escalabilidade, desempenho e robustez. (mais…)